Jogos do Dia é composto pelas melhores ofertas de hoje. Oferecemos-lhe odds bonificadas e valores máximos de apostas aumentados em todos os resultados de jogos selecionados.

Gonçalo Prudêncio faz história para Portugal no Europeu de corridas de obstáculos

Iniciado por Mcruz, Jun 30, 2025, 02:00

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Mcruz

Mcruz

Gonçalo Prudêncio protagonizou um feito inédito para Portugal ao conquistar a medalha de ouro na prova curta de três quilómetros e a prata na distância standard de 15 quilómetros, durante o Campeonato Europeu de Corridas de Obstáculos (OCR), que decorreu este fim de semana no Jamor, em Oeiras.

O atleta de 32 anos venceu a 'short course' com um tempo de 23 minutos e 53 segundos, distanciando-se em mais de 40 segundos do segundo classificado. Já na 'standard course', liderou durante grande parte da prova, mas acabou por ser ultrapassado nos metros finais pelo holandês Stijn Lagrand, terminando a 43 segundos do ouro.

"Parti com o objetivo de ser campeão, treinei bastante e empenhei-me ao máximo. Nunca tinha subido a um pódio e conseguir logo uma vitória foi brutal. É um sentimento de conquista, algo que perseguia há muito tempo", afirmou Prudêncio à agência Lusa.

Em condições climatéricas desafiantes, com temperaturas elevadas ao longo dos dois dias de competição, o português destacou o apoio do público e a familiaridade com o terreno como fatores decisivos: "Correr em casa deu-me uma força extra. Tinha a família, amigos e a comunidade OCR por perto, e isso dá-nos confiança."

O atleta, que acredita ter atingido o ponto mais alto da carreira, sublinhou ainda a importância destes resultados para a valorização da modalidade em Portugal: "É o resultado mais importante de sempre e espero que seja um virar de página. Luto todos os dias para deixar uma marca no OCR."

O Campeonato Europeu contou com mais de 2.500 participantes de 22 países e vários atletas portugueses brilharam nos respetivos escalões. Na prova curta, destacaram-se Mafalda Nogueira, Duarte Alves, Samuel Castela e Eugénia Martins, enquanto nos 15 quilómetros, Mafalda Nogueira, António Vilhena, Samuel Castela, Bruno Torres e Eugénia Martins subiram também ao lugar mais alto do pódio nos seus grupos etários.